Avançar para o conteúdo principal

Observação de atitudes!!

Com a maldade que existe neste mundo é muito fácil assumir  na vida, uma postura de vítima, uma coitada...
O que nos faz assumir tal papel, muitas das vezes é o destino, a vida... a dor que a vida nos provoca... a dificuldade de lidar com o mundo , em especial com as pessoas, ou certas pessoas...
Depois de assumir a postura de "Vítima" a pessoa começa a se sentir inferior à realidade (digo eu), vê as situações  todas apenas  e somente nos seus aspectos negativos e adoram transmitir ao resto do mundo os seus problemas e a responsabilidade pelo que lhe acontece.
Isto é grave, pelo que vejo, não nos apercebemos que nós próprios é que somos responsáveis pela nossa própria vida, quer nos nossos altos e baixos, como nas nossas alegrias ou tristezas...
Será que esta atitude é contagiante??
É que depois de se assumir uma vítima a gente sente-se uma coitada , porque na verdade nós limitamos a nossa felicidade, limitamos a nossa paz interior, limitamos o nosso comportamento, as nossas atitudes perante os amigos, famílias, cônjuge, filhos, pais até mesmo  com os colegas de trabalho.
E mais grave ainda é que quando as pessoas não agem como nós queremos, o melhor mesmo é fazermos-nos de vitimas!!!
E transformamos a nossa vida num livro de reclamações, nem tratamos de resolver a situação, podemos perder o papel de coitados!!
E começamos a jogar e a aperfeiçoar o "jogo da infelicidade", começamos a gostar de transmitir a nossa infelicidade aos outros, só para perturbar a Felicidade deles!!
Para além de sofrermos, obrigamos quem está ao nosso redor a sofrer também!!
Digamos que nos tornamos  um lobo em pele de cordeiro, pois usamos o nosso próprio sofrimento para controlar o sentimento dos que nos rodeiam, para que os outros passem a ter  pena de nós e fiquem a passarnos a mão na cabecinha!! 
Fazemos-nos de fracos, de coitados, mas na realidade estamos é a dominar o outro e isso faz com que o papel de coitado se fortaleça!!
Já repararam que um coitado é orgulhoso??
Mas sempre com capa de humilde!!!
Eu a coitada não tenho que mudar, o outro sim tem que mudar!!!
É como se tivéssemos o nosso mundo e os outros têm que fazer o que eu quero!!
É a necessidade de nos queixarmos, a necessidade que alguém nos escute, mesmo que seja por telefone!! 
Mas, quando nos sugerem alguma solução para mudar a nossa vida, a nossa situação, normalmente nunca aceitamos ajuda... e nos justificamos com mil e uma desculpa, na verdade a solução do problema iria estragar a capa de coitado!
É um não ter saída, é um não querer ter saída!
 A melhor solução é ser sempre a pessoa que reclama de tudo e mais alguma  coisa, cria problemas, põe os seus amigos sempre em enredos e ainda os culpa por cima...
Melhor, por vezes passamos a vida a queixar-nos e com prazer de como enfrentamos uma vida de sofrimento, começamos a sentirnos heróis, porque aceitamos o sofrimento que por vezes nem existe, nós é que o criamos!!!
Problemas que criamos, porque sem eles, como vamos fazer o nosso papel que nos fica tão bem??
E agora???
Serás vitima ou serás culpada??







Comentários

Mensagens populares deste blogue

!5º Aniversário de Sacerdócio Pe Daniel

A Vidas é muito valiosa para ser desperdiçada!!

Meditação da Semana!

Pelo fruto se conhece a árvore!